Como anda sua Auto-Estima?

02/04/2014 11:32

 

Estava aqui pensando sobre a importância da auto-estima em nossa vida, você alguma vez já parou para pensar sobre isso?

Auto –Estima  - Quem não tem, não chega a lugar algum.

Então vamos falar um pouquinho sobre isso!!!!

O que é auto-estima?

É o julgamento que você faz de si mesmo. É autoconfiança, auto-respeito e auto aceitação.

É a auto-estima que determina se você é capaz de dominar os problemas do dia a dia, como também determina sua capacidade de se respeitar e fazer valer os seus direitos e suas necessidades .

Auto-estima é se sentir confiante e adequado. É se sentir competente e merecedor .

Não ter auto-estima é se sentir inadequado, se sentir errado diante das pessoas e da vida. É considerar que não será capaz, não será competente.  É o sentimento de ser errado como ser humano.

Pergunte pra uma pessoa o que ela pensa sobre si mesma?

Ou mesmo peça para listar apenas 05 de suas qualidades?

Fiz esta pergunta para algumas pessoas que conheço e simplesmente elas ficaram paralisadas olhando pra mim e em seguida falaram:  “ Ah , é difícil falar das minhas qualidades...”

 

Você sabe as consequências da auto-estima rebaixada?

A consequência a médio e longo prazo poderá ser a instalação de um processo depressivo.

Os relacionamentos de forma geral são influenciados pela auto-estima, o relacionamento com seu marido ou namorado  não permitirá que você mostre, por exemplo, o quanto é importante fazer aquele programa que você está querendo, ou deixar de fazer aquele programa ele está querendo mas que você não quer.

Quem não tem auto-estima se deixa levar pela vontade dos outros, pois a falta de amor próprio  demonstra uma imagem de  desmerecimento, uma pessoa que não merece ser gostada nem respeitada.

Ou seja, a auto-estima pode determinar o seu fracasso ou sucesso como pessoa.

Avaliar sua auto-estima é a dica pra você se conhecer melhor  e saber como está o seu relacionamento com as outras pessoas.

Auto estima x Transtornos emocionais

Encontramos questões referentes à auto-estima em toda dificuldade emocional. Se você pensar em cada transtorno emocional, depressão, ansiedade , síndrome do pânico , você verá em cada um destes transtornos a auto estima rebaixada. A falta de auto estima está evolvida na maioria das dificuldades emocionais.

O depressivo não gosta de si, da sua vida, não considera que haja algo de tão bom em si mesmo que lhe dê alegria para viver, ou seja, a auto estima está rebaixada.

Abuso de álcool , suicídio , violência, em cada um desses quadros percebemos auto-estima negativa envolvida.

Uma boa auto estima é extremamente importante para você ter uma vida satisfatória, legal, gostosa de ser vivida.

A auto estima nasce com a pessoa?

Não, ela começa a ser construída na infância. Como? Quanto mais você foi respeitado, amado, valorizado, encorajado a realizar atividades diversas, mais probabilidade  terá de ter construído uma boa auto-estima.

Você deve estar pensando: "Ahhh entendi porque não tenho auto-estima, a culpa foi dos meus pais que só me cobraram, me julgaram, não acreditaram em mim, e por isso eu sou o que sou, é por isso que tudo dá errado na minha vida, eu não tenho auto-estima porque meus pais não me ajudaram a ter uma".

Você pode estar certo em parte, os pais podem influenciar, mas você não precisa estacionar, sempre é possível realizar  mudanças em você mesmo. Não é certo pensar que está condenado a viver assim para o resto da  vida. Agora você é adulto, e agora é com você. É possível mudar todo esse quadro de sentimentos de auto-rebaixamento se trabalhar consciente e intencionalmente para isso. Se não conseguir sozinho, conte com um psicologo.

Quando criança sua auto-estima podia ser alimentada ou destruída pelos adultos. Mas você está se construindo a cada dia, e agora a definição está em sua mão. Se ninguém pode respirar por você, também não pode pensar por você. Sua cabeça depende dos pensamentos que você tem hoje, mesmo que idéias de auto-desvalorização tenham entrado em sua mente você pode retira-las. Se não está conseguindo sozinho, procure ajuda. Para isso existe o psicólogo , para ser a sua força extra nessa jornada. Uma vez alguém disse "se você já leu dois livros de auto-ajuda e continua igual, então está na hora de procurar um psicólogo".

 

Então como começar a cultivar a auto-estima?


Escrever "Eu gosto de mim e aceito-me como sou" num papel e andar sempre com ele. Repita esta frase várias vezes durante o dia, especialmente antes de dormir e ao acordar. Sempre que repetir esta afirmação, vai sentir mais confiança em si próprio.

Relacionar-se com pessoas positivas e compreensivas. Se estiver rodeado de pessoas negativas que estão sempre a criticar as suas ideias, a sua auto-estima será baixa. Por outro lado, se for encorajado, sentir-se-á melhor consigo e é mais provável que a sua auto-estima aumente.

Fazer uma lista de sucessos passados. Não enumere só as grandes vitórias mas também as suas conquistas mais pequenas como aprender a andar de skate, acabar a faculdade, receber um prémio ou uma promoção, entre outras. Leia a lista várias vezes. Enquanto a estiver a ler, feche os olhos e tente sentir a satisfação do momento em que viveu essas vitórias.

Não se comparar com os outros. Haverá sempre alguém melhor. Se estiver sempre a comparar-se com os outros, vai encontrar vários "oponentes" que não conseguirá vencer.

Não se menosprezar. Não irá conseguir melhorar a sua auto-estima se estiver sempre a repetir frases negativas sobre si próprio e as suas capacidades.

Fazer uma lista de qualidades positivas. É honesto, amigo, criativo, compreensivo? Seja generoso consigo e escreva pelo menos dez qualidades positivas. Leia esta lista várias vezes. Muitas pessoas só pensam nos seus defeitos Comece a focar-se nas suas qualidades e tire o máximo proveito das mesmas.

By Patrícia Arruda

CRP 05/46568

Voltar

Contato

Psicóloga Patricia Arruda CRP: 46568
Estrada do Galeão - Ilha do Governador - Rio de Janeiro

+55 21 998932886

Notícias

Todos os artigos

© 2014 Todos os direitos reservados.

Crie um site gratuito

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!