Como melhorar a imagem pessoal?

02/04/2014 10:51

                Passar boa impressão significa transmitir uma imagem positiva sobre si, aquilo que a pessoa tem de melhor. Para isso acontecer, é importante prestar atenção:

 

  • Busque se conhecer: Olhe para o espelho e se enxergue como você realmente é. Ao fazer essa autoanálise você terá a noção exata do que fica bem para você, além de conseguir fazer escolhas mais assertivas.
  • Analise se a sua imagem pessoal corresponde com o seu conhecimento: A relação entre embalagem e conteúdo deve ser equilibrada. Você não pode, nem deve, vender uma imagem do que não é, porque assim não conquistará credibilidade junto aos outros.
  •  Esteja aberto a mudanças : Imagem não é algo estático, precisa ser adaptada o tempo todo, seguindo as mudanças que acontecem em sua vida: em casa, no trabalho, nos objetivos profissionais e pessoais, etc. Tudo isso demanda mudança na sua imagem pessoal.
  • Vestimenta: você deve avaliar se sua roupa está de acordo com o que deseja passar e com o lugar que frequenta. Por exemplo, se seu trabalho é formal, você deve estar de acordo, inclusive em festas e eventos da empresa. Em momentos de lazer, você pode usar roupas mais informais. Onde quer que esteja, lembre-se que as pessoas estarão te avaliando. Tome cuidado para não parecer desleixado, descuidado ou provocativo.
  • Postura corporal: se você ficar retraído, corcunda, se encolhendo, demonstrará insegurança e medo. É interessante se endireitar de forma ereta, alinhando o seu corpo.
  • Ritmo de conversa e tom de voz: é importante equilíbrio na conversa. Caso apenas você fale, poderá ser cansativo para a outra pessoa “só ouvir”. Também se você não opinar e não interagir, a pessoa se sentirá sozinha na conversa… também fique atento com o tom de voz, nem muito alto e nem muito baixo.
  • Assuntos abordados: se fizer fofoca, parecer invejoso falando só mal dos outros, ou tocar apenas em assuntos negativos, as pessoas terão um olhar que você é alguém “pesado” de se conviver, o que não é interessante. É interessante se mostrar positivo, sorridente, alguém que possa ser agradável e “gostoso de bater um papo”.
  • Seja humilde e ao mesmo tempo confiante, sem parecer arrogante – pessoas prepotentes são inconvenientes e de alguma forma agressivas, gerando mal estar em quem estiver perto. Ser simpático e educado é fundamental para atrair pessoas bacanas ao seu lado.

Lembre-se, quem valoriza a ética e a moral inspira confiança, faz com que os outros queiram a sua companhia. Avalie sua imagem e sua postura com as pessoas e a vida. Pense: Como você acha que as pessoas te enxergam? Como gostaria que elas te olhassem? Como realmente tem se apresentado para as pessoas?

Muitas vezes a pessoa não percebe que ela passa uma imagem completamente diferente do que ela imagina, gerando problemas no trabalho e na vida pessoal. Caso esteja ocorrendo situações em que você se sinta “atacado por todos os lados”, é interessante repensar se não há algo que tenha que refletir sobre sua própria pessoa. O psicólogo pode ajudar nessa reavaliação e superação.

Respeite o seu jeito de ser, sem esquecer que as pessoas formam uma opinião (imagem) ao seu respeito.

OBS: não esquecer dos cuidados pessoais como higiene, aparência dos cabelos, dentes, pele, …

By Patrícia Arruda

CRP  05/46568

Voltar

Contato

Psicóloga Patricia Arruda CRP: 46568
Estrada do Galeão - Ilha do Governador - Rio de Janeiro

+55 21 998932886

Notícias

Todos os artigos

© 2014 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátis

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!