OS HOMENS MAIS INFLUENTES DA HUMANIDADE

04/04/2014 14:33

Gosto muito de ler biografias de homens que influenciaram a história da humanidade, e em um destes dias bisbilhotando na internet encontrei um post falando do Livro “As 100 maiores personalidades da história” o livro é de autoria do astrofísico e jurista norte-americano Michael H. Hart,   e já vendeu mais de 500.000 cópias e foi traduzido em 15 línguas.

Já li a biografia de Jesus Cristo, Moisés, Galileu Galilei, Aristóteles, Sócrates, , Platão, Confuccio, Freud, Carl Gustav Jung , Paulo de Tarso, Lutero, entre outros...

Segundo o autor, dentre os primeiros 20 encontram-se 9 cientistas (contando Aristóteles entre estes), 2 inventores (papel e tipografia de tipos móveis) e 1 explorador (descobridor da América). Há 7 líderes religiosos e apenas dois líderes civis. A religião dominante é o Cristianismo.

Na listagem o que mais surpreendeu os leitores foi a primeira pessoa. O autor decidiu posicionar Maomé antes de Jesus Cristo e Moisés mesmo se for considerado que o islamismo não é a maior religião do mundo, sendo uma crença de área muito distante da pátria do autor. Hart justifica essa escolha ao fato de Maomé ter tido sucesso nos campos da religião e da política.

 

Dentre os 20 primeiros o autor destacou:

pos.

nome

influência

1

Maomé

islamismo, política

2

Isaac Newton

ciências (leis do movimento, ótica, cálculo integral etc.)

3

Jesus

cristianismo

4

Buda

budismo

5

Confúcio

confucionismo, filosofia

6

Paulo de Tarso

difusor do cristianismo

7

Ts'ai Lun

invenção do papel

8

Johannes Gutenberg

desenvolvimento de tipos móveis e a prensa de impressão

9

Cristóvão Colombo

descoberta da América, "que marca início da exploração e colonização do Novo Mundo"

10

Albert Einstein

física moderna (teoria especial da relatividade, teoria geral da relatividade etc.)

11

Louis Pasteur

medicina

12

Galileu Galilei

ciências (desenvolvimento do método científico, expressão de experimentos em fórmulas matemáticas, lei da inércia etc.)

13

Aristóteles

ciências, filosofia, lógica etc.

14

Euclides

matemática, Os Elementos

15

Moisés

religião judaica, suposto autor da Torá e suposto líder do Êxodo do Egito

16

Charles Darwin

ciências (teoria da evolução, entre outras)

17

Shih Huang Ti

imperador e unificador da China

18

César Augusto

1º imperador e fundador do Império Romano

19

Nicolau Copérnico

"pai da astronomia moderna"

20

Antoine Lavoisier

química, física

 

Hoje, quero falar um pouquinho sobre 03 destes que influenciaram a história da humanidade, e é claro, da psicologia.

 

 

Jesus

 
 
 

Claro, é a figura central do cristianismo e é considerado pelos religiosos um ícone sagrado, foi enviado ao mundo por Deus para salvar a humanidade. Mesmo depois de sua morte, Jesus tem forte influência religiosa nos tempos de hoje, tanto é considerado uma figura sagrada por bilhões de pessoas.

 

Alexandre, o Grande, Carlos Magno (chamado de “Magno” mesmo enquanto vivia), e Napoleão Bonaparte foram poderosos governantes. Por sua impressionante presença, eles exerciam grande influência sobre aqueles a quem comandavam. Todavia, relata-se que Napoleão disse: “Jesus Cristo tem influenciado e comandado Seus súditos sem Sua presença corporal visível.” 
 

Então, Jesus, com certeza é realmente importante!

 

Um dos maiores motivos que me levaram a estudar psicologia foi sem dúvida alguma a vida e os ensinamentos deste homem, e não estou aqui querendo falar de religião, mas Jesus me influencia e me inspira com sua sabedoria e seus ensinamentos. Li O livro: JESUS, O MAIOR PSICÓLOGO QUE JÁ EXISTIU, o autor Mark W. Baker faz uma abordagem original da relação entre ciência e religião, ligando os principais ensinamentos de Jesus às descobertas recentes da psicologia. O americano Mark Baker é PhD em psicologia clínica e mestre em teologia, no seu livro ele demonstra por que a mensagem de Cristo é perfeitamente compatível com os princípios da psicologia: “ela contém a chave da saúde emocional, do bem-estar e do crescimento pessoal”. Neste livro Bajker mostra que, seja qual for a nossa crença religiosa ou filosofia de vida, todos podemos nos beneficiar da sabedoria daquele que, como diz o autor, foi o maior psicólogo de todos os tempos.

 

Livro em PDF: jesus-o-maior-psicologo-que-ja-existiu.pdf (332010)

Sigmund Freud



Quando alguém pensa em psicologia, pensa em  Sigmund Freud. Ele foi a pessoa que criou e implementou vários métodos de psicanálise.

Médico e defensor de uma interpretação aberta para tornar possível a compreensão dos fenômenos psíquicos, publicou seu primeiro livro em colaboração com Joseph Breuer, “Estudos sobre a histeria”, a partir de um caso clínico concreto.

Para Freud a psique é uma estrutura de significado, antes de ser uma entidade física. Ela tem a ver com processos simbólicos e, logo, pede interpretações.

É assim que Freud interpreta os sonhos, relacionando-os com nossos desejos. Estes, são disfarces da sexualidade do sonhador.

No livro Interpretação dos Sonhos, Freud explica de que forma os impulsos sexuais são deslocados, criando  os disfarces que muitas vezes tornam os sonhos incompreensíveis, num processo de imaginação desenfreada.

Freud destaca igualmente o papel relevante das repressões como estímulos para a produção de sonhos. Elas (tensões e recalques) são assumidas inconscientemente pela psique, explodindo simbolicamente enquanto a pessoa dorme. Nesse aspecto, são relevantes os traumas sexuais, que influenciam a vida pessoal e familiar mesmo na vida prática, como os complexos de Édipo e de Eletra (Fonte: 50 Pensadores Contemporâneos Essenciais, de John Lechte. Rio Ed DIFEL, 2002)



Aristóteles

 

 

Aristóteles de Estagira, 384 a.C. – 322 a.C. filósofo grego, um dos maiores pensadores de todos os tempos. Suas reflexões filosóficas – por um lado originais e por outro reformuladoras da tradição grega – acabaram por configurar um modo de pensar que se estenderia por séculos. Prestou inigualáveis contribuições para o pensamento humano, destacando-se: ética, política, física, metafísica, lógica, psicologia, poesia, retórica, zoologia, biologia, história natural e outras áreas de conhecimento. É considerado por muitos o filósofo que mais influenciou o pensamento ocidental. Por ter estudado uma variada gama de assuntos, e também por ter sido um discípulo que em muito sentidos ultrapassou seu mestre, Platão, Aristóteles é conhecido também como o Filósofo.

 

 

Acho que todos deveriam conhecer um pouquinho de cada uma destas personalidades citadas no livro de Michael H. Hart, não levando em consideração a ordem de importância dada a estas personalidades, mais sim, a participação que estas pessoas tiveram na construção da cidadania, na formação moral, religiosa e intelectual da humanidade.

 

 

Bom, por hoje é só!

Espero que tenham gostado do post.

Boa Tarde!!!!!  

By Patrícia Arruda

CRP  05/46568

Voltar

Contato

Psicóloga Patricia Arruda CRP: 46568
Estrada do Galeão - Ilha do Governador - Rio de Janeiro

+55 21 998932886

Notícias

Todos os artigos

© 2014 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátis

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!