Ansiedade Generalizada - TAG

TAG - Transtorno de Ansiedade Generalizada

 

TAG é um transtorno de  ansiedade  que se caracteriza por preocupação excessiva, desproporcional ou sem motivo.

Freud utilizou um termo interessante para TAG: “neurose da angustia” - se refere a ansiedade generalizada e persistente.

 

A ansiedade generalizada pode ser acompanhada por sintomas físicos, e pode causar prejuízos gerais, abrangendo até mesmo as relações de trabalho e familiares além de acentuado sofrimento psíquico.

 

O estado de ansiedade generalizada pode perturbar a visão que a pessoa tem a respeito de si mesma e a respeito do que acontece no ambiente.

 

O transtorno de ansiedade generalizada costuma ser crônico e duradouro com pequenos períodos de remissão dos sintomas. Geralmente leva o paciente a sofrer em estado de ansiedade elevada durante anos.

 

A TAG, transtorno de ansiedade generalizada é diferente da ansiedade comum. As pessoas com TAG costumam ter dificuldade em buscar ajuda de um psicólogo de imediato pois  é comum sentirem uma série de sintomas somáticos, como fadiga e insônia, e podem acabar por procurar um médico acreditando tratar-se de doença orgânica e não psicológica. Com sorte este médico identifica a origem dos problemas e orienta a procurar um psicologo. Mas caso alguém já tenha procurado um médico e foi dispensado com a informação de que "você não tem nada" eu considero interessante considerar esta informação como opção para procurar um profissional da área psicológica, pois ele está dizendo que você não tem nada na área de atuação da medicina mas pode valer a pena investigar a possibilidade de se tratar de sintomas emocionais / psicológicos.

 

Além disso, as pessoas com TAG – Transtorno de Ansiedade Generalizada - costumam se sentir deprimidas, assim o quadro depressivo pode ser considerado o problema principal mantendo o TAG sem tratamento.

 

O que é Ansiedade Generalizada

 

Transtorno de Ansiedade Generalizada trata-se de uma ansiedade bastante severa onde sofre-se de expectativa apreensiva e excessiva.

 

Para ser considerado TAG – Transtorno de Ansiedade Generalizada – os sintomas devem estar presentes na maioria dos dias, por mais de seis meses e prejudicar áreas importantes da vida como trabalho, estudo, vida familiar, etc.

 

TAG  pode apresentar sintomas de ansiedade, preocupação crônicas e falta de controle sobre estas preocupações. Algumas pessoas apresentam medos difusos outros tem preocupações bem específicas que podem ser medo de fracassar, preocupação com suas finanças, com saúde, etc. A pessoa passa a sofrer intensamente, pode não ser capaz de chegar a uma solução, de tomar uma decisão ou de atuar de forma decidida e viver com tranquilidade, ao contrário  foca os pensamentos referentes dificuldades reais e imaginárias.

 

Fonte: Vicente E. Caballo Tratamento Cognitivo Comportamental dos Transtornos Psicológicos - DSM IV.

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia  ou psicoterapia  oferecida por um psicólogo

Patrícia Arruda Psicóloga - CRP 05/46568

21-3495-2032 / 99893-2886

 

Contato

Psicóloga Patricia Arruda CRP: 46568
Estrada do Galeão - Ilha do Governador - Rio de Janeiro

+55 21 998932886

Notícias

Todos os artigos

© 2014 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátis

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!